Turismo: viajantes da TAP terão testagem gratuita para Covid

Núcleo Técnico Operacional. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Parceria entre a companhia aérea e um dos maiores laboratórios do país iniciou em setembro com descontos nos exames RT-PCR. Agora, para aquecer o turismo, viajantes de todo o país para a Europa terão gratuidade nos testes de diagnóstico.

A partir da liberação das fronteiras, o momento é de retomada da indústria do turismo. No contexto atual, alguns países exigem, ou recomendam, que os passageiros que desembarcam em seus territórios apresentem um laudo que confirme a testagem negativa para a COVID-19. Por isso, o Grupo Pardini e a TAP possibilitam aos viajantes com partidas do Brasil para destinos europeus, a realização gratuita do teste RT-PCR COVID-19 (considerado padrão ouro no diagnóstico da doença). A operação é válida para vôos com reserva até 31 de maio e viagem até 31 de julho.

O exame pode ser realidade em qualquer unidade própria do Grupo – Hermes Pardini em São Paulo ou Mina Gerais, Laboratório Padrão em Goiás, Centro de Medicina no Rio de Janeiro ou na sua rede de laboratórios parceiros espalhados pelo país. Inicialmente a operação abrange as cidades e regiões metropolitanas de Belém, Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador. O objetivo da rede de laboratórios é estender a parceria para outras capitais do país já que, além desses estados, todos os outros contam com laboratórios parceiros do Grupo e podem apoiar a ampliação do acesso ao exame, de acordo com a localização dos aeroportos que fazem voos internacionais.

O resultado do exame RT-PCR realizado na rede própria do Grupo, que inclui os laboratórios Hermes Pardini, Padrão e Centro de Medicina fica disponível em até 2 dias, pelo site ou aplicativo de cada unidade, via Apple Store ou Google Play onde o cliente pode acessar seu “Passaporte Covid”. Já para os exames feitos nos laboratórios conveniados ao grupo, o processamento do exame é realizado pelo Pardini, mas a divulgação dos resultados fica sob a responsabilidade de cada laboratório.

Segundo a infectologista do Grupo Pardini, Melissa Valentini, a testagem continua sendo imprescindível para evitar novas contaminações e manter o controle da doença. “Mesmo com o relaxamento das restrições, é importante mantermos uma especial atenção aos cuidados para enfrentamento da COVID-19. A testagem é uma garantia para a proteção do de todos”, afirmou. A médica explica que, especialmente em vôos mais longos, apresentar o resultado negativo do PCR é uma segurança para a tripulação. E o mais importante: “Como temos uma diversidade de variantes circulando no Brasil, é recomendada a quarentena de 15 dias após a chegada em qualquer destino fora do país, alertou a infectologista. Esse prazo é importante para certificar que a pessoa não se infectou momentos antes da realização do teste, por exemplo, já que a média de incubação do vírus é em torno de 5 dias, mas pode variar de 1 a 14 dias. “Com 15 dias em quarentena, dá tempo de aparecer sintomas em praticamente todas as pessoas que estiverem com resultado negativo, mas tiverem sido infectadas fora da janela de realização do teste. É uma segurança a mais”, explicou Melissa Valentini.

Para tirar dúvidas sobre os tipos de exames para diagnóstico do novo coronavírus, acesse o Pardini Esclarece.

Vai viajar?

Caso precise viajar, o viajante deve respeitar e adotar todas as medidas de segurança a seguir:

Respeite as medidas de segurança impostas pelos aplicativos de transporte urbano (Uber, 99, taxi), aeroportos, companhias aéreas e hotéis.
Com os novos procedimentos de segurança adotados nos aeroportos é importante chegar com mais antecedência. Uma dica é chegar com pelo menos 1h de antecedência e 1h30 caso haja despacho de bagagem.
Utilize o check-in digital via celular. Evite utilização de totens nos aeroportos. Dê preferência por bagagem de mão. Caso seja necessário despachar, realize no balcão.
Espere ser chamado para entrar na fila do embarque. Não aglomere o corredor do avião.
Caso tenha um outro passageiro sentado muito próximo a você, peça a comissária para verificar um novo assento disponível.
Utilize álcool em gel sempre que tocar em algum objeto e/ ou local.
Utilize a máscara comum em transportes internos, aeroportos e hotéis.
Lave constantemente as mãos.
Fonte: Segurança do Trabalho do Grupo Pardini

Ampliação da testagem

O Grupo Pardini lançou, em 2020, o Guardian – uma área dentro do Núcleo Técnico Operacional do laboratório, localizada próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), destinada a fazer até 20 mil exames RT-PCT COVID -19/dia. Graças a uma operação logística inteligente, a estrutura recém-inaugurada, – que funciona 24 horas por dia – consegue atender as demandas dos 6 mil laboratórios e hospitais em todo o país, além das 123 unidades próprias. O processo produtivo inédito e exclusivo é totalmente automatizado e conta com rastreabilidade e segurança. “Da chegada da amostra na planta do laboratório, até a entrega do resultado, tudo é feito por equipamentos com alta tecnologia embarcada. Todas as lâminas são registradas com código de barras, rastreadas e acompanhadas por um painel de controle”, garante o vice-presidente da rede, Alessandro Ferreira.

Desde o início da pandemia até março, o Hermes Pardini realizou mais de 3 milhões mil exames pela metodologia RT-PCR. Com este modelo de produção laboratorial somado às parcerias como essa, é possível ampliar exponencialmente o volume de exames para detecção do novo coronavírus. “Como consequência da ampliação da capacidade de processamento de testes moleculares, há um enorme ganho para toda a cadeia da saúde”, disse Alessandro Ferreira.

Sobre o Grupo Pardini

Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *