TV Assembleia celebra 20 anos com pluralidade de conteúdo

ASCOM/ALRN

A TV Assembleia celebra, em dezembro, 20 anos de existência e atuação no Rio Grande do Norte. Uma sessão solene para comemorar a data será realizada na próxima segunda-feira (4), a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa do RN.

Na ocasião, serão homenageados oito profissionais que trabalham na emissora desde o início de sua operação.

Gerson de Castro, gerente da TV Assembleia, explica que desde que assumiu a função aposta na evolução do conteúdo e na qualidade do material jornalístico. “Quando cheguei aqui, a TV já estava consolidada, já tinha um nome no mercado e uma história de 12 anos.

A gente continuou mantendo a valorização. Buscamos aprimorar a TV em todos os aspectos para que ela pudesse evoluir, com aperfeiçoamento da parte jornalística, mais pluralidade e diversidade no conteúdo. Uma TV cada vez mais vitrine da Casa, trazendo eventos legislativos como as sessões plenárias, sessões solenes, audiências públicas e reuniões das frentes parlamentares”, detalha.

O gerente observa que matérias importantes para o estado já foram produzidas pela equipe, como o desenrolar da transposição das águas do Rio São Francisco.

“Toda semana tem uma audiência no interior do Rio Grande do Norte, promovida por um deputado. Nós aproveitamos a ida para fazer matérias, reportagens, ou no município, ou na região que a gente vai. Isso tem ampliado a programação da TV e a cobertura que a gente faz”.

A programação diária atual inclui dois telejornais ao vivo, um programa de esportes, quatro boletins informativos, sessões plenárias, audiências públicas e reuniões das comissões permanentes. Além disso, a TV Assembleia produz semanalmente programas de entrevistas abordando temas diversos, agenda cultural divulgando eventos no estado e a produção de artistas locais, bem como informativos com prestação de serviços, como dicas de emprego e cursos.

Destaca-se também a produção mensal e bimestral de documentários sobre a cultura, história, economia e memória política do RN.

Atualmente, a Casa Legislativa dispõe de câmeras robóticas instaladas em diversos ambientes, que facilitam a cobertura das atividades legislativas, sem substituir os profissionais cinegrafistas. “A TV hoje é considerada uma das mais modernas do estado e uma das principais TVs legislativas do País. Temos uma programação rica e em processo de expansão “, enfatiza Gerson.

Para 2024, as expectativas são as melhores. “Ao longo desses anos, apesar dos problemas que a pandemia nos trouxe, mantivemos a atualização tecnológica da TV e o aperfeiçoamento da cobertura. Hoje estamos trabalhando para ampliá-la ainda mais. Na parte interna, investimos em equipamentos. Atualmente, por exemplo, a TV tem condições de transmitir de duas salas diferentes. Se for necessário, podemos revezar a transmissão ao vivo, de uma reunião na sala de comissões e uma sessão no Plenário da Casa”, comemora o gerente.

Ainda segundo Gerson de Castro, a ALRN também aprovou um projeto para ampliação da emissora, com a transferência da estrutura física para uma futura sede própria na Praça João Maria, no bairro da Cidade Alta. A previsão é que as obras comecem no próximo ano.

História 

A TV Assembleia do Rio Grande do Norte iniciou suas operações em outubro de 2003, realizando sua primeira transmissão ao vivo, uma sessão plenária, em 8 de outubro do mesmo ano. Até a inauguração oficial, em 15 de dezembro de 2003, a TV Assembleia operou em caráter experimental, desenvolvendo uma grade de programação que incluía transmissões de atividades legislativas, telejornais, documentários sobre a cultura e história do RN, além de entrevistas.

Em 24 de novembro de 2004, o Ato da Mesa da Assembleia Legislativa nº 175/2004, publicado no Diário Oficial do Estado, estabeleceu a Fundação Djalma Marinho como entidade sem fins lucrativos responsável pela administração da TV Assembleia e de todos os veículos de comunicação de sons e imagens concedidos ou autorizados à Assembleia Legislativa do RN. Inicialmente disponível apenas para assinantes da Cabo Natal, a TV Assembleia expandiu sua cobertura ao longo dos anos e hoje em dia é transmitida por sinal aberto.

A TV AL pode ser assistida em Natal e Região Metropolitana no canal 10.3 e ainda pela internet, no canal oficial da TV no YouTube. A emissora – mantida pela Fundação Djalma Marinho, entidade sem fins lucrativos – atingiu este ano o total de 16 transmissores digitais instalados em diversas regiões potiguares.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *