
Crédito da Foto: João Gilberto
“Transparência Pública no âmbito do Poder Legislativo”. Esse foi o tema abordado no painel da Rede Legislativa de Governança e Gestão (Regov) durante a 26° Conferência da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), que acontece de hoje (8) à sexta-feira (10), em Fortaleza/CE. Participando do evento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) se faz representada por uma equipe liderada pelo diretor-geral da Casa, Augusto Carlos Viveiros.
“A transparência é uma pilastra básica do regime democrático. O Poder Legislativo tem que ser participativo. Precisa se comunicar e ser comunicado. A partir das trocas de experiências vivenciadas nos encontros anuais da Unale, temos avançado juntos e fortalecido a transparência do Legislativo. A ALRN tem um dever: divulgar todas as suas ações e, sobretudo, compartilhar conhecimentos”, disse Viveiros.
Diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do RN e diretor de Relações Institucionais e Cooperação Técnica da Regov, Mário Sérgio Gurgel, explicou a importância da discussão em torno do tema debatido no painel. “A transparência pública hoje está muito balizada por órgãos que não são do Legislativo, contudo o próprio Poder Legislativo precisa definir seus indicadores, pois ele tem o devido conhecimento sobre o que é interesse da sociedade”, detalhou.
A Rede Legislativa de Governança e Gestão é uma associação sem fins lucrativos, integrada por Casas Legislativas dos níveis federal, estadual e municipal, no território brasileiro, com sede e foro em Brasília/DF.
O painel contou ainda com a participação de servidores de diversos setores da ALRN, como a Divisão de Arquitetura e Engenharia, Coordenadoria de Infraestrutura e Apoio Logístico, Diretoria Administrativa, Assessoria de Planejamento, entre outros.
26° Conferência Nacional da Unale
Com um histórico de 26 edições já realizadas, em mais de 18 estados, a Conferência Nacional da Unale é um grandioso fórum de discussões e troca de conhecimentos, a nível nacional e internacional, que foca no fortalecimento da democracia e no aperfeiçoamento das ações do Poder Legislativo Estadual, tratando temas relevantes para todo o Parlamento.
Com o tema “Prerrogativas Parlamentares”, a 26ª edição acontece de 8 a 10 de novembro em Fortaleza, no estado do Ceará.
Deixe uma resposta