Unesco recomenda colocar Veneza em sua lista de patrimônios sob perigo; entenda

Excesso de turistas e as mudanças climáticas têm provocado “deterioração e danos a estruturas edificadas e áreas urbanas”

Fonte: Dicas da Itália

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendou que um dos destinos turísticos mais populares e frágeis da Itália fosse adicionado à sua lista de patrimônios perigosos.

A Unesco está pedindo ao governo italiano que “assegure a máxima dedicação” para resolver “problemas antigos” em Veneza, que há anos enfrenta muitos turistas e os efeitos das mudanças climáticas.

Veneza é um dos 1.157 lugares atualmente designados como Patrimônio da Humanidade, que têm “excepcional valor universal” por causa de suas ofertas culturais ou naturais.

A recomendação de colocar Veneza na lista do Patrimônio Mundial em Perigo foi feita pela Unesco e especialistas de órgãos consultivos em sua agenda provisória antes da 45ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da agência, que será realizada em setembro.

O projeto de resolução argumenta que não houve um “nível significativo de progresso na abordagem das questões persistentes e complexas relacionadas, em particular, ao turismo de massa, projetos de desenvolvimento e mudança climática”.

O projeto de resolução afirmava que essas questões estão causando “deterioração e danos a estruturas edificadas e áreas urbanas, degradando a identidade cultural e social do bem e ameaçando a integridade de seus atributos e valores culturais, ambientais e paisagísticos”.

Questões meteorológicas e turísticas em Veneza

Nos últimos anos, Veneza tem enfrentado uma verdadeira gangorra de problemas relacionados com o clima. Em fevereiro deste ano, a cidade sofreu uma seca tão forte que impossibilitou a passagem de gôndolas, táxis aquáticos e ambulâncias por alguns canais.

Em novembro de 2019, as inundações foram tão fortes que tesouros e edifícios históricos foram ameaçados.

O excesso de turismo em Veneza tem sido um problema contínuo, e a Unesco observou alguns dos esforços para combatê-lo, como a proibição de grandes navios de entrar na Bacia de San Marco – Canal Giudecca.

Deu em Fatorrrh

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *