VENDA DO POLITICO POR US$ 1 BILHÃO: COMO PUBLICAÇÃO CHEGOU A VALER TANTO EM 14 ANOS?

(REPRODUÇÃO)

O grupo editorial alemão Axel Springer assinou um acordo para adquirir por cerca de US$ 1 bilhão o Politico, veículo especializado nos bastidores do poder que se tornou uma das fontes de notícias mais influentes do mundo. Mas como a publicação, fundada em 2007 em Washigton pelo empresário de mídia Robert Allbritton chegou a valer tanto em tão pouco tempo?

O Politico é apontado como a publicação que redefiniu o jornalismo político na internet. Ele surgiu no momento em que as notícias digitais começavam a ganhar força e soube acompanhar a sua evolução, ao mesmo tempo em que inseriu novidades que fizeram o setor evoluir.

Com a rapidez digital, o Politico se diferenciava pela velocidade e pelos furos. E a maioria das primeiras reclamações que recebeu, lembra Joshua Benton em artigo no Niemann Lab, eram contra sua obsessão por novidades durante 24 horas e com notícias de última hora o dia todo! Além disso, a publicação introduziu os resumos matinais enviados por e-mail. Iniciativas que soam familiares hoje em dia?

Na última década, é inegável que o jornalismo político tradicional foi se aproximando do modelo inaugurado pelo Politico. Muitas das startups de notícias que o seguiram carregam uma quantidade do DNA do Politico, sendo o Axios o exemplo mais óbvio. E o modelo se espalhou também para as redações dos veículos tradicionais, com a contratação de ex-funcionários do Político.

FONTE: MEDIA TALKS

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