Cine Verão apresenta Sessão Premiere do Filme “Cabeça de Luz”, novo filme de Carito Cavalcanti

Em parceria com Fernando Suassuna, o filme foi produzido durante a pandemia

O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol está realizando de hoje até sexta-feira (22) a sua quarta edição, no formato on-line (devido a pandemia da COVID-19), com programação totalmente gratuita composta por mostras de filmes e debates.

Com realização da Pinote Produções, o projeto conta com 40 curtas-metragens, 10 na Mostra Cine Verão Poti – com realizadores potiguares, e 30 na Mostra Cine Verão Brasil – com curtas de vários estados do Brasil.

Outro destaque da programação é a Sessão Premiere do novo filme de Carito Cavalcanti, em parceria com Fernando Suassuna, “Cabeça de Luz”, criado e produzido durante a pandemia. Carito Cavalcanti fala sobre a ideia e produção do filme: “Cabeça de Luz é um filme em homenagem ao cinema nesses tempos de isolamento, onde a arte, mais do que nunca, tem um papel fundamental de transcendência. Como diz Nietzsche, “a arte existe para que a realidade não nos destrua”. O filme foi resultado das minhas conversas por WhatsApp com meu parceiro do audiovisual, Fernando Suassuna (que dirigiu o filme comigo), que se intensificaram na pandemia. Sentindo mais do que nunca a importância do cinema, e, nesse contexto específico, do cinema em casa, resolvemos compartilhar nosso sentimento e saber de amigos cinéfilos e realizadores audiovisuais como eles estavam se sentindo e a relação de cada um com a sétima arte nesse momento específico e também na sua própria vida. Aproveitamos também para provocar reflexões sobre as novas formas de ver e realizar filmes e recebemos mais de 24 áudios gravados em smartphones que se juntaram a um caleidoscópio de imagens – muitas imagens minhas de arquivo (algumas inéditas e outras que tinham sido usadas noutros contextos e foram ressignificados para o filme), além de imagens produzidas no contexto pandêmico especialmente para o curta. As imagens não foram utilizadas pensando em apenas pontuar os depoimentos de áudio, mas também como mais uma camada interpretativa dialogando com os áudios e oferecendo novas possibilidades estéticas em metáforas visuais.”

Todos os filmes estão disponíveis durante os três dias do Festival no site: www.cineverao.art.

O Cine Verão tem realização da Pinote Produções e conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, Prefeitura do Natal e Governo Federal.

CABEÇA DE LUZ -FICHA TÉCNICA:

Direção e Roteiro: CARITO CAVALCANTI E FERNANDO SUASSUNA

Montagem e Desenho de Som: FERNANDO SUASSUNA

Trilha Sonora Original: FERNANDO SUASSUNA E ELSON TEIXEIRA

Fotografia: CARITO CAVALCANTI, FERNANDO SUASSUNA, WALLACE SANTOS, ALÉXIS RÉGIS E JOCA SOARES

Finalização: LEVI HERRERA

Projeto Gráfico: GUSTAVO LAMARTINE

Música Inicial e Final: Cabeça de Luz (DUSOUTO)

Produção Executiva: ARLINDO BEZERRA

Depoimentos: Adelia Danielli, Alex de Souza, Aléxis Régis, Babi Baracho, Carlos Segundo, Carito Cavalcanti, Dênia Cruz, Flávia Assaf, Flávia Grossmann, Fernando Suassuna, George Leiros, Gisa Greiner, Gustavo Guedes, Gustavo Lamartine, Iedja Santana, Isaac Ribeiro, Jefferson Dutra, Liane Medeiros, Pablo Capistrano, Paulo Jorge Dumaresq, Lourival Andrade, Regina Azevedo, Ruy rocha, Sihan Felix, Valéria Oliveira e Wallace santos.

*Todos os áudios foram enviados via celular, durante o isolamento, em abril de 2020

*Além das imagens produzidas especialmente para esse filme-colagem, foram usadas também imagens de arquivos do acervo de Carito Cavalcanti.

SERVIÇO:

4º CINE VERÃO – Festival de Cinema da Cidade do Sol

Dias 20, 21 e 22 de janeiro

Exibição: www.cineverao.art

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.