MENINA DE 11 ANOS SURPREENDE AO TER 81 DENTES: “É UM QUEBRA-CABEÇA PARA OS MÉDICOS”

No mundo em constante evolução da medicina, médicos e especialistas frequentemente enfrentam desafios únicos e casos clínicos complexos. Esses casos geralmente envolvem pacientes sofrendo de doenças raras, condições ou anormalidades genéticas que desafiam o entendimento convencional.

Um desses casos surgiu no campo da odontologia, quando uma menina apresentou uma condição rara conhecida como “hiperodontia múltipla”.

 

 

Menina de 11 anos surpreende ao ter 81 dentes

American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopaedics (Ajo-DO)

Essa condição levou-a a ter significativamente mais dentes do que os 32 encontrados na maioria dos seres humanos. Uma tomografia computadorizada revelou que a menina de 11 anos tinha impressionantes 81 dentes, incluindo 18 dentes expirados, 32 permanentes e 31 dentes supranumerários.

Esse caso intrigante foi estudado e analisado por uma equipe de dentistas da Universidade Federal de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas Gerais.

De acordo com um estudo, que foi publicado na página da Biblioteca da Instituição Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a equipe de especialistas descobriu que a hiperodontia geralmente está relacionada a outras condições médicas, como fissura palatina ou síndrome de Gardner. Como resultado, é altamente provável que a condição da menina estivesse relacionada a uma dessas questões subjacentes.

Abordar as anormalidades dentárias da menina representou um desafio considerável para a equipe odontológica. Uma cirurgia complexa foi necessária para extrair os numerosos dentes, ao mesmo tempo em que corrigia quaisquer alterações presentes nos outros dentes permanentes.

Menina de 11 anos surpreende ao ter 81 dentes 2

A dentição de um ser humano adulto tem normalmente 32 dentes.

O processo de tratamento exigiu a colaboração entre um grupo diversificado de profissionais, incluindo ortodontistas, periodontistas e cirurgiões bucomaxilofaciais. A equipe chamou o caso de “um quebra-cabeça médico e odontológico”.

Após extensa pesquisa, foi determinado que a condição da menina tinha uma origem genética.

Fonte: Mistérios do Mundo

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *