INJUSTIÇA HISTÓRICA! (Manoel Cavalcanti Neto)

Reprodução

Nesta data, em 1507, Martin Waldseemüller utiliza pela primeira vez a expressão “América” para o Novo Mundo, usurpando a glória de Cristóvão Colombo e a concedendo ao falastrão Américo Vespúcio. Era um comentário anexado a um grande mapa-múndi intitulado Universalis Cosmographiæ e desenhado pelo monge geógrafo de Saint-Dié.

Isso ocorreu 15 anos depois de Cristóvão Colombo ter chegado às Antilhas, este documento com tiragem de mil exemplares iria revolucionar a percepção que os homens tinham do seu planeta, distorcendo a verdade sobre as terras que foram descobertas por Colombo e que constituíam um Novo Mundo e não apenas um apêndice da Ásia. Por uma singular injustiça do destino, esse Novo Mundo assumiria o nome de um florentino sem escrúpulos, sem maiores méritos, usurpador das glórias alheias e autor de ‘cartas’ que nunca foram certificadas a autenticidade e veracidade de seu conteúdo.

A partir de então e para a eternidade o termo se espalhou para todo o continente e o Novo Mundo ficou conhecido como América.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.